16 de Julho de 2013 -

Prevenção é nossa obrigação

Prevenir é um dever com nossa vida e com a dos outros. A eliminação de acidentes elétricos não é tarefa simples, mas precisa ser continuamente perseguido. Solucionar esse problema implica na união e empenho de todas as empresas envolvidas e seus colaboradores.

Estudar e analisar as causas dos acidentes é uma tarefa de todos profissionais que trabalham expostos a riscos. Normalmente, os acidentes ocorrem por uma secessão de falhas aliadas ao desconhecimento dos riscos e à falta de treinamento adequado com relação ás atividades a serem desenvolvidas.

O grande desafio é aumentar a capacitação de todos trabalhadores, assim como medidas de prevenção de ordem geral capazes de evitar que os acidentes ocorram. Conscientização dos profissionais para uso correto de equipamentos de proteção e segurança que salvam vidas: o uso adequado de capacetes, luvas de isolamento elétrico, cinturões de segurança, cones de sinalização são alguns dos equipamentos que contribuem para evitar, ou pelo menos amenizar as lesões em virtudes de acidentes.

As categorias de profissionais mais sujeitas a essas ameaças são: Eletricistas, Pintores, Instaladores de Antenas e Outdoors, Pedreiros, Jardineiros, Podadores de Árvores e Calheiros, deve-se considerar sempre que a rede elétrica esta sempre energizada, muita atenção em manusear ferramentas e outros dispositivos próximos à rede elétrica.