9 de Setembro de 2013 -

Prever + Evitar + Corrigir = Manutenção

Compreendem-se por manutenção as ações que venham contribuir para PREVER, EVITER e CORRIGIR desvios de operação e continuidade de trabalho apresentado por uma instalação ou equipamentos. Nos casos de ausência da ação corretiva, é possível que haja a diminuição ou a perda de desempenho e funcionamento de um equipamento ou de todo, o risco de parada de um processo e principalmente, pode haver um risco á integridade física dos profissionais ou das pessoas que venham ter contato direto ou indireto com essas instalações defeituosas.

Para a segurança do trabalhador, ou das pessoas envolvidas, sempre que instalação for verificada, deve obrigatoriamente ser desenergizada. Todo equipamento elou instalação deve ser aterrada, lembrando-se que antes de proceder ao aterramento, deve-se garantir que não haja carga residual ou acumulativa, efetuando-se primeiro a sua descarga elétrica.

Periodicidade

A manutenção deve se adequar a cada tipo de instalação, considerando-se entre outros, a sua complexidade e importância, ás influencias externas e a vida útil dos componentes.

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva é aquela efetuada em intervalos predeterminado destinado a reduzir probabilidade de falhas nos equipamentos.

Inspeções básicas nos equipamentos elétricos em operação, normal envolvem de forma geral. Avaliar o aquecimento dos equipamentos elétricos e sua limpeza. no caso de máquinas verificar as vibrações e ruídos anomiais.

Máquinas elétricas rotativas, também é muito importantes verificar as vibrações e ruídos anormais, a temperatura dos mancais e a superfície do estator e do rotor, inspeção visual. Para determinar a presença de alguma contaminação ou ferrugem, bem como lascas, borbulhas e arranhões.

Manutenção corretiva

A manutenção corretiva é aquela que é efetuada após a ocorrência de uma pane, destinada a recolocar um item em condições de executar uma função requerida. Toda instalação, ou parte dela, que, por qualquer motivo coloque em risco a segurança de seus usuários, deve ser imediatamente desenergizada, no todo, ou na parte afetada e só deve ser recolocada em serviço apos reparação concluída.

Toda falha ou irregularidade constatada no equipamento elétrico deve ser comunicada á pessoa responsável para fins da correção.